Capacitação de responsáveis técnicos – Certificação da produção de morangos

 Instituição proponente: Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR

Modalidade: Presencial

Local: Auditório do Senar/PR  -  Rua Marechal Deodoro, 450 2o Andar  Centro  Curitiba-PR

Justificativa:

Uma dieta rica em horti-frutis é indispensável para uma alimentação saudável. Entretanto, boa parte da população considera inseguro consumir algumas frutas, como o morango, por considerá-los potencialmente contaminados por agrotóxicos.

Nesse cenário, a certificação da produção, fundamentada nas ações de Responsáveis Técnicos capacitados, objetiva possibilitar que o produtor rural que seguir as boas práticas agrícolas, produzindo morangos mais seguros para ao consumo, possa ter seu produto diferenciado e valorizado no mercado. Ao mesmo tempo, o consumidor poderá distinguir e optar por esse produto certificado.

Objetivo Geral: Capacitar o público externo (Engenheiros Agrônomos, Técnicos Agrícolas ou Técnicos em Agropecuária), para atuarem como Responsáveis Técnicos na certificação da produção de morangos, disponibilizada pela Adapar e entidades parceiras.

Objetivo Específico: Capacitar o público externo (Engenheiros Agrônomos, Técnicos Agrícolas ou Técnicos em Agropecuária) nos aspectos legais do protocolo de produção de morangos, como requisito para atuarem na certificação da produção de morangos, disponibilizada pela Adapar e entidade parceiras.

Conteúdo Programático:

- Objetivo e vantagens da certificação da produção, noções sobre a execução dos itens do protocolo,

- Legislação sobre uso do solo agrícola, material propagativo, fertilizantes, uso e armazenamento de agrotóxicos, receituário agronômico, sistemas SIAGRO e SDSV, coleta de amostras e análise de resíduos de agrotóxicos.

Data de realização: 07/06/22

Número de vagas: 20

Carga horária: 8 horas

Público-alvo: público externo (Engenheiros Agrônomos, Técnicos Agrícolas ou Técnicos em Agropecuária)

 

 

Oferta Permanente: NAO
Tipo do Curso: CONFERENCIA
Modalidade: Presencial
Carga Horária: 8

Sistema de Plantio Direto de Hortaliças 

Instituição proponente: IDR-Paraná 

Responsável pelo curso: João de Ribeiro Reis Junior (joaoreis@idr.pr.gov.br)- IDR- Paraná

Modalidade: Presencial 

Objetivo Geral: 

Capacitar sobre SPDH os Profissionais do IDR- PARANÁ, técnico em agropecuária e engenheiros agrônomos das Casas Familiares Rurais e da EPAGRI

Descrição do Projeto:

A realização de Curso presencial, visa solucionar as dúvidas mediante apresentações claras sobre o método do SPDH, permitindo que os profissionais ao final do treinamento tenha condições de praticá-lo junto aos agricultores assistidos.

Conteúdo Programático:

  • Concepção metodológica do SPDH;
  • Cooperação e a práxis do SPDH;
  • Iniciando o SPDH;
  • Fisiologia da produção e nutrição mineral de plantas;
  • Produção de mudas e Brássicas em SPDH;
  • Produção de tomate, cucurbitáceas e Cebola em SPDH.

Público-alvo: Profissionais do IDR-Paraná, EPAGRI e Casa familiar, que atuam na extensão e Pesquisa do Paraná e Santa Catarina. O Curso será realizado no município de União da Vitória, com participação de profissionais de várias regiões dos estados. 

Carga Horária: 23 horas

Período de inscrição: 13/05/2022 a 17/05/2022

Data de realização dos encontros presenciais: 18 e 19/05/2022

Docentes:

Jamil A. Fayad, Engº Agrº, M.Sc. – Instituto SPDH

José Eustáquio Pereira, Engº Agrº - IDR-Paraná

Marcelo Zanella, Engº Agrº, Epagri – GRF –SC

Pedro Ivan Christofolli, Engº Agrº, Dr. UFFS Laranjeiras

Valdemar ARL, Engº Agrº, Dr. – Instituto SPDH

 

Oferta Permanente: SIM
Tipo do Curso: CURSO
Modalidade: À Distância

Novo Decreto Estadual 10.499/2022

Modalidade: presencial

Local: Auditório Mário Lobo - Palácio das Araucárias 

Objetivo Geral: Explicitar as mudanças ocorridas na legislação com a aprovação do novo Decreto Estadual 10.499/2022.

Objetivo Específico: Apresentar as mudanças ocorridas na Lei para os técnicos das secretarias de Urbanismo e de Meio Ambiente dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

Realização: Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba - Comec


Oferta Permanente: NAO
Tipo do Curso: OFICINA
Modalidade: Presencial
Carga Horária: 2

Melhoramento Genético de Plantas para Resistência às Doenças, Insetos e Nematóides

O curso é uma capacitação em melhoramento genético de plantas para resistência às doenças, insetos e nematoides.

Objetivos: 

Geral: Capacitar estudantes e profissionais no tema melhoramento genético de plantas para resistência às doenças, insetos e nematóides.

Específico: Capacitar a equipe técnica do laboratório de Genética de Café e do laboratório de Biotecnologia do IDR-Paraná visando auxiliar no programa de melhoramento desse instituto.

Público-alvo: Servidores do IDR-Paraná que trabalham com a cultura do café, estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de doutores que realizam pesquisas na cultura do café.

Carga horária: 32 horas.

Conteúdo programático: O curso é uma capacitação em melhoramento genético de plantas para resistência às doenças, insetos e nematoides. No curso serão abordados os seguintes temas: introdução ao melhoramento genético para resistência às doenças, insetos e nematoides; resistência qualitativa; resistência quantitativa; níveis de resistência; mecanismos de resistência; parâmetros genéticos e seleção de plantas para resistência às pragas e doenças via metodologia REML/ BLUP; métodos de melhoramento genético; piramidação gênica e durabilidade da resistência; estudos de herança; resistência à fungos, bactérias, vírus, insetos, ácaros e nematoides; metodologias de avaliação da resistência; número de avaliações necessárias para cada resistência.


Oferta Permanente: NAO
Tipo do Curso: CONFERENCIA
Modalidade: Presencial
Carga Horária: 32

                                              Melhoramento Genético de Café

O curso é uma capacitação em melhoramento genético de café.

Objetivos:

Geral: Capacitar estudantes e profissionais no tema melhoramento genético de café.

Específico: Capacitar a equipe técnica do laboratório de Genética de Café e do laboratório de Biotecnologia do IDR-Paraná visando auxiliar no programa de melhoramento desse instituto.

Público-alvo: Servidores do IDR-Paraná que trabalham com a cultura do café, estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de doutores que realizam pesquisas na cultura do café.

Carga horária: 40 horas.

Data de início: 10/01/2022

Data de término: 14/01/2022

Conteúdo programático: No curso serão abordados os seguintes temas: espécies de Coffea spp.; histórico do melhoramento genético de café arábica; melhoramento genético de café atual e do futuro; objetivos atuais do melhoramento genético de Coffea arabica; particularidades do café que interferem no melhoramento; tipos de cultivares; escolha de genitores; métodos de melhoramento para Coffea arabica; UDVs e campos de semente para lançamento antecipado e efetivo das cultivares; como as limitações burocráticas e financeiras afetam no tempo de desenvolvimento das cultivares; híbridos; clonagem; caracteres avaliados e seleção de plantas; metodologias para avaliação dos caracteres; parâmetros genéticos e seleção de cafeeiros via metodologia REML/ BLUP; resistência às doenças; resistência às pragas; resistência aos nematoides; resistência aos fatores abióticos (calor, seca, geada e alumínio); marcadores moleculares; diversidade genética; biotecnologia aplicada ao melhoramento; demandas e perspectivas futuras do melhoramento.

Docentes:
Gustavo Hiroshi Sera: Coordenador do curso, Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pesquisador do Programa Café do IDR-Paraná.
Valdir Mariucci Junior: Mestre em Agronomia pela UEL e doutorando em Agronomia da UEL.
Luciana Harumi Shigueoka: Mestra e Doutora em Agronomia pela UEL.
Caroline Ariyoshi: Mestra e Doutora em Genética e Biologia Molecular pela UEL.
Kawana Silva Bortolato: Mestre em Agricultura Conservacionista pelo IDR-Paraná e doutorando em Agronomia da UEL.


Oferta Permanente: NAO
Tipo do Curso: CONFERENCIA
Modalidade: Presencial
Carga Horária: 40